23 de jul. de 2014

Campo em Fazenda Vilanova atrai público de cerca de 170 pessoas

Fazenda Vilanova - Agricultura 

Em torno de 170 produtores de 14 municípios diferentes prestigiaram na última quarta-feira, 16, o Dia de Campo em Irrigação de Pastagens, realizado na comunidade de Nova Westfalia, em Fazenda Vilanova. Organizado pela Secretária de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura, o evento foi dividido em duas partes. Na primeira, ocorrida no Salão da Comunidade, foram realizadas palestras com os temas: programas estaduais de irrigação, manejo de pasto irrigado e manejo nutricional do rebanho leiteiro.



Sistema de irrigação foi apresentado na prática na parte da tarde - Foto: Divulgação

Na parte da tarde houve atividade de campo com os temas: higiene da ordenha, manejo de pastagens, reservação de água e bombeamento e projeto de irrigação por aspersão em pastagens. Na avaliação do assistente técnico regional (ATR) em Bovinocultura de Leite da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg, associar um sistema de irrigação adequado à produção leiteira, pode representar um ganho em qualidade e produtividade. “Além disso, hoje sabemos que a produção de leite à base de pasto é muito mais barata do que a produção com o uso de silagem ou ração”, diz.

Um dos produtores que já utiliza um sistema de irrigação de pastagens é o Élio Post, dono da propriedade onde ocorreu a atividade de campo. Com um sistema implantado desde março, em uma área de 3,3 hectares, Post já começa a notar as diferenças em relação à qualidade da pastagem que recebe água por meio de aspersão. “No mês de abril faltou um pouco de chuva, o que não comprometeu a área que recebe irrigação”, explica. Com 16 vacas em lactação, o bovinocultor, ao lado da esposa Élia Schossler, já pensa em ampliar a área irrigada. “O objetivo, no futuro, é deixar os animais permanentemente nos piquetes”, projeta.


 
AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário