20 de set. de 2014

COLUNA DO CHIMARRÃO


Continua contenção de gastos
Em contato com o Executivo tive confirmação de que continua o processo de contenção de gastos. Mesmo assim se houve reclamação de vereadores da oposição que não isso ou aquilo para a comunidade (como se antes sempre havia tudo, mais uma prova que falar é fácil, mas realizar já se torna um pouco mais difícil). Aliás, se tem ouvido muita crítica na câmara de vereadores nos últimos dias. O Executivo diz que a meta é continuar o trabalho, apesar de menos recursos disponíveis e que as soluções vão surgir, sempre gastando o que é possível, afinal o gestor deve ser responsável e administrar o orçamento projetado. Está difícil? Está. Mas o município hoje tem crédito na praça.

Aos poucos se torna realidade
Para os que aguardam a mais de dois anos que se instale a “academia ao ar livre”, se percebe que aos poucos o município vem cumprindo o cronograma para concretizar a obra que dará oportunidade para que todos possam usufruir de forma gratuita dos aparelhos de ginástica junto ao Parque Por do Sol. Um trabalho continuado, não tão ágil como alguns desejam, mas os resultados vêm aparecendo.

Alagamentos continuam
Depois de quase duas décadas, os trabalhos para o desvio das águas que por vezes têm alagado imóveis nos bairros Imigrantes e São Francisco teve início, mas as obras ainda não foram concluídas. Reclamações foram feitas na câmara nessa semana e taxado de irresponsabilidade do secretário de obras o recente alagamento havido em alguns imóveis. O reclame é bem vindo, mas vamos pensar quantas vezes isso ocorreu no governo passado? E o que fez o então secretário de obras, ou seja, tomou providência para que o desvio fosse iniciado para acabar essa situação. Respondo: Nada, nem esteve na câmara explicando o que faria, nos quatro anos como secretário.

Mais um grande evento
O tradicional Café Colonial realizado pela direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE foi destacado na câmara pelo vereador Giacomini, que cumprimentou a entidade que tem uma importante função sócio-educativa no município e sempre tem contado com a solidariedade da sociedade local. Igualmente cumprimentou a administração pelo desfile cívico realizado no último final de semana, com grande participação dos educandários. O fato negativo do desfile foi, segundo o vereador Alex, os apupos de pessoas junto ao público, quando ele passou desfilando com o filho na avenida. Se o fato ocorreu é lamentável. O respeito deve ser o balizamento de uma sociedade que deseja um bom convívio. 

Troca de cadeiras
O líder do governo Airton Giacomini anunciou na tribuna que em reunião do partido, o PDT decidiu pela alternância no poder, em consonância com a administração. Dessa forma Giacomini irá deixar sua cadeira na câmara para dar lugar para Carlos Gewehr, já vereador, secretário de obras e vice-prefeito e que vem ocupando até o final do mês a secretaria da agricultura do município. Para Giacomini isso é uma demonstração da união partidária. Outubro então será um mês de mudanças, vamos ver os reflexos e outros poderão vir, paulatinamente, a bem do serviço público. 

Explicações na tribuna
Sistematicamente criticado na tribuna, o secretário de obras foi convidado pelo vereador Eder para explicar sobre sua gestão frente a uma das mais importantes pastas do governo municipal. Concordo com a proposta, aliás, os secretários deveriam mesmo vir falar de seu trabalho, pois em não vindo fica como verdadeira a afirmação feita na tribuna. 

Semana do Trânsito
Começou ontem a Semana Nacional do Trânsito, uma boa oportunidade para reflexão de motoristas e pedestres sobre se ter uma maior segurança nesse trânsito maluco em que convivemos diariamente com situações as mais perigosas e o descuido de ambos tem feito com que as vias públicas tenham sido palco de muitas tragédias. Pensemos nisso e tentemos humanizar um pouco mais nosso trânsito.

Semana Farroupilha
Cumprindo seu roteiro tradicional da Festa Farroupilha, Bom Retiro do Sul através do CTG Querência da Amizade, poder público e forças vivas da comunidade tradicionalista, desenvolveu durante vários dias extensa programação alusiva a data e para encerrar realiza o seu tradicional encerramento da Semana Farroupilha neste domingo com o seu apreciado “costelão”, para o que todos são convidados.

Reflita:
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. (Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário