17 de out. de 2014

Bom Retiro do Sul e Cooperativa Languiru buscam ampliar parcerias

Bom Retiro do Sul - Geral
Em reunião realizada no Auditório Egon Harry Lipp na tarde desta sexta-feira, dia 17, esteve em pauta a possibilidade de ampliação de parcerias entre o municíio de Bom Retiro do Sul e a Cooperativa Languiru. O encontro contou com a presença do prefeito Pedro Aelton Wermann, vice-prefeito Paulo André Eidelwein, secretários e direção da Languirú, através do vice-presidente Renato Kreimeier e responsáveis técnicos da cooperativa.



Kreimeier destacou o potencial do empreendimento que é impulsionado pelos produtores, através da parceria firmada na forma de associado. Disse que a Languirú exporta hoje para 42 países, com destaque para a China como maior consumidor. Ressaltou que pretende contar com Bom Retiro para impulsionar o crescimento do cooperativismo, pois o município, conforme ele, possui um valor histórico para a Languirú, que aqui teve implantado o frigorífico de abate de suíno por longos anos.

Para o empreendedor, o foco principal no município será o leite, que conta com uma boa gama de produtores com uma alta média produtiva de aproximadamente 320 litros/dia, enquanto a média geral da cooperativa é de 150 litros/dia. Também deu destaque ao supermercado que superou em muito as expectativas iniciais e está ampliando sua gama de produtos tanto em nível de consumidor como de produtor.

O vice-presidente frisou que o crescimento é ilimitado com a tecnologia atual e conta com um suporte ao cooperativado com uma gama de serviços de mais de 60 tipos, e o principal é o convênio com bancos que possibilita que a cooperativa seja avalista do produtor que desejar ampliar ou se inserir no grupo Languirú. Também disse que o diferencial é que o cooperativado tem linha direta com a diretoria da empresa, uma política que aproxima ambas as pontas dessa cadeia produtiva.

Crescimento do Setor Primário

O prefeito Wermann informou que o setor primário, onde se insere as atividades desenvolvidas pela Languirú, no ano de 2013, teve um crescimento na ordem de 47,88% e que no presente ano também deverá crescer, mas devido a fatores adversos poderá ficar abaixo desse índice, mas os números são animadores. Ele diz que o município faz questão de firmar essa parceria com a cooperativa que há muitos anos vêm atuando junto a cadeia produtiva rural e juntos irão buscar a ampliação das atuais adesões de produtores, bem como sinalizam para aumento da participação, o que irá redundar também no conseqüente aumento da fatia que o setor primário representa na economia local.

Dados interessantes trazidos pela Languirú:

- Produção leiteira/mês é de 13 milhões (R$1,00/litro), representando meio orçamento anual de Bom Retiro do Sul somente nesse setor;

- Produção leiteira é a mais rentável ao produtor, pois o retorno é em 30 dias, quando o frango é em 60 e o suíno em 90 dias;

- A Languirú produz 2,5 mil toneladas de alimentos mês nos 3 setores de produção (leite, frango e suíno);

- Bom Retiro do Sul hoje conta com 66 produtores que diariamente entregam à Languirú nada menos do que 21 mil litros de leite.
 
Giro do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário