27 de jan. de 2015

COLUNA DO LUCA - Luiz Carlos Freitag



Janeiro é um mês em que a maioria das pessoas aproveita para tirar férias. Nas Prefeituras também - e na de Estrela, tivemos vários funcionários que foram descansar. Também Secretários – mas quem teve que trabalhar dobrado, foi Henrique Lagemann, Secretário da Administração (foto). “Acumulei também as Secretarias da Fazenda, Meio Ambiente, Educação, Cultura e Agricultura, fui um multi-secretário”, brincou. Ele disse que nunca teve tanta coisa acumulada, mas não encontrou problemas: “Todos os funcionários trabalharam normalmente, pena que vou tirar minhas férias só em junho ou julho”. Realmente, vai poder descansar nas “férias de inverno”.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Vejam só o que é uma amizade. O Secretário da Saúde Elmar Schneider foi colega do então deputado e hoje Governador José Ivo Sartori (foto) e ambos são amigos do Prefeito em exercício de Porto Alegre Sebastião Melo. Eles realizaram semana passada o terceiro jantar juntos, desde que Sartori foi eleito. Como colegas de Confraria, Elmar Schneider disse que a amizade vai continuar como sempre, agora inclusive trazendo vantagens para Estrela e para o Vale do Taquari. Realmente acredito que isso vai acontecer. 
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
ELETRICIDADE I - Dubai não quer ser famosa apenas por seus grandes prédios e tecnologia. A maior cidade dos Emirados Árabes anunciou que produzirá a energia solar mais barata do mundo. Para alcançar este objetivo, vai contar com uma usina capaz de gerar 200 megawatts. O projeto é de uma fazenda eólica orçada em US$ 330 milhões e deve ser concluída em abril de 2017 (foto). Toda a eletricidade produzida no complexo será destinada às redes de distribuição e os contribuintes pagarão 5,85 centavos de dólar por quilowatt/hora. Será a energia solar mais barata comercializada em todo o mundo. Os planos de Dubai para energia fotovoltaica são ainda maiores, a cidade planeja ter mil megawatts de capacidade em energia solar até 2030.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
ELETRICIDADE II - Enquanto isso, uma equipe de pesquisadores coreanos do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Química e Universidade de Sungkyunkwan desenvolveu o modelo de célula fotovoltaica mais eficiente que existe. A criação se baseia no uso de materiais diferentes dos tradicionais. Conforme publicado na revista científica Phys.org, a base para a nova fórmula é a mistura de perovskita, materiais com a mesma estrutura de óxido de titânio e cálcio. Essa novidade permitiu aos cientistas alcançarem uma boa potência, a partir de materiais de baixo custo e por um processo simples. Mesmo com todo o esforço científico, o melhor percentual de eficiência já atingido havia sido 3,8%, em 2009. Esse número demonstra a importância da descoberta dos coreanos, já que o modelo criado por eles alcançou eficiência de 17,9%. No Brasil, qual o investimento atual na geração de energia elétrica mesmo?
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Boa notícia: Hoje deverá vir a aprovação dos projetos da Prefeitura de Estrela, para a pavimentação do trecho da agora municipalizada Rodovia RS 129, entre os Bairros Boa União e São José (foto). A ponte sobre o Arroio Estrela já foi reformada e agora com a pavimentação, que deve iniciar 60 dias após a licitação que deverá ser realizada logo, vai facilitar o acesso a Estrela tanto para moradores de Costão e São José, como dos municípios de Colinas e Imigrante. Este asfaltamento é um sonho antigo, que finalmente vai se tornar realidade.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
   José Adão Braun,  Secretário da Agricultura de Estrela, estima entregar até fim de março, 90 cargas de calcário aos produtores rurais. O prazo para a encomenda do mineral vai até março. Quanto antes as solicitações chegarem a Secretaria, melhor para a agilização da distribuição. O calcário é um mineral importante porque visa corrigir a acidez do solo para que a terra fique mais produtiva e absorva melhor os fertilizantes. Para fazer a encomenda, o produtor precisa ir até a Secretária de Agricultura e levar a análise do solo. A propósito, Estrela fornece o transporte do produto aos agricultores e os indeniza com mais meia carga do mineral se o produtor concordar em fazer análise do solo. Ele deve coletar a mostra de terra na sua propriedade rural e levar até a Smag, que encaminha para laboratório na Unisc. Segundo Braun, os produtores de leite são os que mais precisam de calcário por causa da lavoura de milho.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

FRASE DA SEMANA: 
“José Adão Braun não vai assumir cargo na Coordenadoria da Cadeia Leiteira do Estado, vai continuar como nosso Secretário da Agricultura.”  
(Rafael Mallmann, Prefeito de Estrela.) 
Luiz Carlos Freitag   
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário