2 de jul. de 2015

Desfile e troféu mostram a força da produção primária em Estrela


ESTRELA
O Dia do Colono, 25 de julho, será comemorado em Estrela com um desfile de máquinas e culminará com homenagem aos empreendedores rurais de destaque no município. Com uma das maiores produções leiteiras do Brasil – ocupa a 8ª posição – e um grande plantel de aves e suínos, Estrela é destaque regional na produção primária. Aos principais produtores será entregue, pelo segundo ano, o Troféu Frontino Caye.

Seis categorias devem ser laureadas, entre elas: produtor leiteiro, suinocultor, avicultor, agroindústria familiar, jovem destaque e idoso destaque. O Troféu faz alusão ao primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entidade que em parceria com a Emater/Ascar é promotora do evento.

Com cartazes, máquinas e animais, a procissão motorizada deve abranger um trajeto de dois quilômetros, passando pelas principais avenidas do município em direção ao Centro Comunitário Cristo Rei, onde ocorre a premiação e um almoço. "A primeira edição foi um sucesso. É motivo de orgulho para o agricultor desfilar e mostrar toda sua pujança", enfatiza o presidente do Sindicato, Rogério Heemann.

O evento tem ainda o apoio do Governo de Estrela, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município, que irão garantir a segurança durante o dia.

- DADOS DA PRODUÇÃO
Bovinocultura: o rebanho bovino é de 16,9 mil cabeças, sendo 8.250 vacas leiteiras, com uma produção de 40.990.000 litros/ano.

Aves de corte (frango): estão alojadas 2.019.800 em 102 aviários licenciados, com capacidade de produção de: 28,9 milhões de aves/ano. Há também duas granjas de postura (ovos férteis) com produção de 2.346.700 dúzias/ano. O município é o segundo maior produtor de frangos do vale.


Suinocultura: são 73,7 mil cabeças alojadas, sendo 70 terminadores, 46 creches, 4 produtores de ciclo completo e 4.740 matrizes alojadas. Há uma central de produção de sêmen para inseminação artificial.
Texto e fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário