21 de mar. de 2017

Governo de Estrela está engajado no "Viva o Taquari Vivo"

VALE DO TAQUARI 
- - - - E s t r e l a - - - -


O Governo de Estrela está engajado em mais uma edição do "Viva o Taquari Vivo", ação voluntária de preservação ambiental. A atividade ocorre no próximo dia 25 de março, das 7h30min às 12h, no Parque Municipal da Lagoa. Organizada no município pela Cacis, Parceiros Voluntários e prefeitura – que entre outros órgãos conta com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e Saneamento Básico/Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Obras Públicas, Saúde e Esportes e Lazer, e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – vai recolher lixo e resíduos das margens do Rio Taquari e no entorno do parque.

"É uma ação de preservação que, mais do que apenas retirar lixo do rio, visa conscientizar a população para que dê destinação correta aos resíduos", reforça a coordenadora da Sala Verde, bióloga Regiane Mallmann, ressaltando a importância da bacia hidrográfica Taquari-Antas para a região. Regiane frisa que a escolha da data faz referência ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. "A água não deve ser desperdiçada ou poluída, pois é um recurso natural esgotável, não só pela sua quantidade, mas também pela qualidade".

Durante o "Viva o Taquari Vivo" funcionários da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela e da Sala Verde estarão orientando os voluntários quanto à correta separação do material recolhido, que depois será levado para a UTL para a sua destinação final.  Também no dia 25, porém na escadaria do Rio Taquari, alunos da Faculdade La Salle estarão divulgando a ação, a partir das 9h.

A coordenadora da Sala Verde informa, ainda, que no dia 27 de março alguns resíduos serão expostos na Praça Menna Barreto, das 10h às 16h, quando haverá atividades com alunos das redes pública e privada sobre educação ambiental, separação correta do lixo e sustentabilidade, entre outros temas. Regiane destaca, por fim, que o "Viva o Taquari Vivo" – este ano em sua 11ª edição - está aberto à participação de toda a comunidade. Menores de 18 anos, no entanto, devem estar acompanhados de um responsável.

O "Viva o Taquari Vivo" será realizado em Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires.  Em Estrela foram recolhidos, em 2015, 920 quilos de resíduos do rio e do entorno do parque, atingindo 1.400 quilos em 2016.

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário